FESTAS EM HONRA DA NOSSA SENHORA DA SAÚDE | MISSA E PROCISSÃO SOLENE

No domingo, dia 4 de setembro, as Festas da Nossa Senhora da Saúde, iniciaram com Missa Solene presidida por D. Ildo Lopes, Bispo de Mindelo, Cabo Verde.

A esta celebração assistiram o presidente da União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Carlos Gonçalves e os membros do executivo Francisco Gravito, Mário Bernardo, Jorge Garcias, Francisco Senra, Rita Leão e Judite Gonçalves, bem como Sónia Paixão, vice-presidente da Câmara Municipal de Loures.

Pelas 17 horas, foi feita a procissão solene com a participação dos Bombeiros de Sacavém, da Guarda Nacional Republicana, a cavalo, a Banda da Academia Recreativa e Musical de Sacavém e da Banda Musical e Artística da Charneca.

Ricardo Leão, presidente da Câmara Municipal de Loures, a vereadora Paula Magalhães, Carlos Gonçalves, presidente da União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho e restantes membros do executivo acompanharam o cortejo religioso que iniciou no Largo 5 de outubro, tendo passado pela Travessa do Chafariz, Rua Salvador Allende, Rua Auta da Palma Carlos, Rua Estado da índia, pela Av. Maria L. Braancamp, pelo Largo 1º de Maio, regressando depois ao largo da igreja.

As festividades continuaram com arraial e a atuação do Duo Nuno e Marina.

As Festas da Nossa Senhora da Saúde remontam ao século XVI e são uma das maiores romarias tradicionais em Sacavém.

Em 1599, conta-se que, por altura da peste negra que afetou todo o país com grande intensidade, Sacavém foi fortemente assolada pela epidemia e devido ao número de mortos, sem espaço na Igreja matriz para serem sepultados, foram abertas valas comuns junto à ermida, agora conhecida como Santuário da Nossa Senhora da Saúde.

Ao abrir a primeira vala, foi encontrada uma estátua da Virgem com o Menino. Seguiram-se procissões e preces. Com o fim da peste, a Virgem foi invocada como Nossa Senhora da Saúde e até aos dias de hoje é venerada com carinho pelos Sacavenenses, que realizam todos os anos, no primeiro fim de semana de setembro, uma festa religiosa dedicada à santa.

Uma junta próxima das pessoas!