DECORREU | APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA UNIDADE DE EXECUÇÃO DO QUARTEL DE SACAVÉM | 22 DE ABRIL

Promovida pela Câmara Municipal de Loures, realizou-se no passado dia 22 de abril, pelas 20h30, no Museu de Cerâmica de Sacavém, a sessão de Apresentação Pública do Projeto de Unidade de Execução do Quartel de Sacavém e do Projeto de Requalificação da Praça da República.

Presentes nesta sessão estiveram, o Vereador Nuno Dias, o Presidente da União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Carlos Gonçalves, e a equipa responsável pelos projetos.

Foi apresentada a área para a construção do novo empreendimento imobiliário, na qual serão erguidos 37 edifícios, um total de 760 apartamentos, área essa onde ainda se encontram as edificações do antigo Quartel de Sacavém, conhecido também como Mosteiro das Clarissas, contruído no séc. XVI.

Projetado para a reabilitação da Praça da República, está a construção de uma rede de infraestruturas e uma vasta criação de espaços verdes, bem como construídos novos equipamentos sociais e de lazer, dos quais destaca-se zonas de comércio, um anfiteatro, um banco infinito, e diversas ligações pedonais entre os vários espaços da Praça.

Uma importante aposta, será também no reordenamento do tráfego e mobilidade, corrigindo assim alguns problemas de circulação automóvel e dos transportes públicos. Nova localização da praça de táxis e de paragens de autocarro, estão inseridas também nesta restruturação.

Esta intervenção será feita por fases, estando previsto o início da empreitada para o final do 1º semestre de 2024, com duração prevista de 12 meses.

Além da apresentação, houve lugar a uma sessão de esclarecimento ao público presente, existindo por parte destes algumas questões e sugestões.

Marcaram também presença os elementos do executivo da União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, Jorge Garcias, Rita Leão, Francisco Gravito, Judite Gonçalves e Mário Bernardo.