COMUNICADO | RETIRADA DE ÁRVORES RUA JÚLIO BRUNO DA COSTA PEREIRA, SACAVÉM

A União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho informa que as 3 árvores da Espécie Grevillea Robusta retiradas na Rua Júlio Bruno da Costa Pereira em Sacavém irão ser substituídas por uma tipologia nova de árvores adequadas ao meio urbano onde se inserem.

A decisão de retirada das árvores que estavam plantadas anteriormente foi efetuada com autorização do Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Loures, com base no estado de fragilidade sectorial das mesmas, em virtude de que estas já se encontrarem em avançado estado de degradação, apresentando sinais de decomposição fitossanitária, estando já em risco de queda num local de frequente movimento de peões e veículos.

Tratavam-se de espécies maduras, porte médio e com alguma longevidade, inseridas em caldeiras cuja evolução do tronco e das suas ramagens estavam desadequadas no meio envolvente. Apresentavam também quebra de galhos em alguns pontos e vigor vegetativo alterado, fruto de uma poda desadequada, o volume que os troncos ostentavam transbordavam a área da caldeira inserida, apresentando lesões e podridões na mesma.

Por este motivo, foi efetuada a remoção dos 3 elementos em causa, de forma a serem substituídas por espécies Metrosidero excelsa que são adequadas ao meio envolvente, cujo crescimento e manutenção são feitos com maior controlo e periocidade, cujas caraterísticas predominantes são o crescimento em solos pobres e de pouca água, em época de floração apresentam aspetos na folhagem e flor bastante decorativos, a sua manutenção é de pouca intervenção, a sua copa permite tornear permitindo o seu afastamento do edificado.

Tendo em conta todos os factos apresentados e de forma a minimizar o impacto visual direto, bem como o impacto ambiental predominante, está prevista a colocação das novas espécies que ocorrerá brevemente.

Para além da colocação de novas espécies de árvores, irá ser colocado também contentorização de resíduos sólidos subterrânea.