Na passada sexta-feira celebrou-se mais um aniversário do 25 de abril Este ano, devido ao luto nacional pelo falecimento do Papa Francisco, a cerimónia decorreu sem o hastear da bandeira e sem a interpretação do hino, sendo respeitado um minuto de silêncio em sua memória.
Seguindo a tradição, após a largada de pombos, a distribuição dos cravos vermelhos — símbolo da liberdade — pelas ruas de Sacavém e Prior Velho continuou a celebração, envolvendo a população e reforçando o espírito do 25 de Abril. A entrega foi feita por membros do Executivo e trabalhadores da União das Freguesias, num gesto de proximidade.
A manhã terminou com um concerto na Praça Regimento Artilharia Pesada 1, com a Banda da Academia Recreativa Musical de Sacavém, que interpretou músicas desta data histórica.
As celebrações seguiram-se de um almoço comemorativo no Pavilhão Desportivo da Escola Bartolomeu Dias, onde se reuniram diretores e representantes de Associações e Coletividades de Sacavém e Prior Velho, contando ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, da Vice-Presidente Sónia Paixão, dos vereadores Nuno Dias, Paula Magalhães e Gonçalo Caroço, dos membros do Executivo, Jorge Garcias, Francisco Gravito e Mário Bernardo, e do Comandante Fernandes, da 39ª Esquadra da PSP – Sacavém.
No seu discurso, o Presidente Carlos Gonçalves agradeceu aos que lutaram pela liberdade, destacando a importância de fortalecer a democracia e os ideais da Revolução. O Presidente Ricardo Leão sublinhou a necessidade de manter vivo o legado do 25 de Abril no dia a dia — nas escolas, ruas e conversas.
Resta-nos agradecer a todos os colaboradores da União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, pela excelente colaboração e empenho, na ajuda da montagem de todo este evento.
#umajuntaproximadaspessoas #uniaodasfreguesiasdesacavemepriorvelho #ufspv #ufsacavemepriorvelho #sacavem #priorvelho #municipiodeloures #concelhodeloures #loures #comemoracoes #51aniversario #25deabril #comemoracoesdo25deabril #movimentoassociativo #25deabrilsempre #liberdade #democracia #revolucaodoscravos