BALANÇO | ESPAÇO CIDADÃO DO PRIOR VELHO

No cumprimento do nosso programa eleitoral, inaugurámos no passado mês Julho, o novo Espaço do Cidadão do Prior Velho, um custo financeiro suportado na totalidade por esta Junta de Freguesia e com o respetivo protocolo junto do Governo, nomeadamente com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa).
Após 3 meses de funcionamento deste novo serviço publico, damos a conhecer o seu balanço, bem como o número de atendimento ali efetuados.
O Espaço de Cidadão assenta na premissa de ser um serviço à dirigido à população num único espaço, por essa razão a União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho tem a honra de informar a todos que o Espaço de Cidadão de Sacavém e Prior Velho inaugurado a 23 de Julho e aberto ao público desde 29 de Julho até à primeira quinzena de Outubro já realizou 654 atendimentos. Sendo que, os serviços mais procurados pelo cidadão são nas entidades AMA – Agência para a Modernização Administrativa, ISS – Instituto da Segurança Social, SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Relativamente à procura dos serviços AMA, maioritariamente incidem nos pedidos de alteração e confirmação de morada do Cartão de Cidadão, Chaves Móvel Digital e Renovação do Cartão Cidadão expirado do prazo de validade (não superior a 30 dias) com chave móvel digital efetuada antes da caducidade. No que se refere aos pedidos do ISS, consistem no agendamento de atendimentos, consulta da Segurança Social Direta, informação genérica, requerimento de formulários, situação contributiva, pedido de abono, simulações de reforma, entre outros. Por sua vez, os serviços mais procurados no SEF resumem-se na marcação de renovação de autorização de residência e da prorrogação da permanência e do pré-agendamento de cidadãos que pretendam entrar, permanecer ou sair do território nacional. Já a procura dos serviços do IMT recaem sobretudo, na revalidação e 2º vias da carta de condução.
Importa também referir que alguns serviços de determinadas entidades destacaram-se nomeadamente, ADSE (entrega de documentos de despesas para reembolso), ACT (agendamento para o esclarecimento/denúncias sobre as condições do trabalho), SPMS (pedido da isenção de taxas moderadoras, registo na plataforma), IEFP (declarações, registo), AT (senhas de acesso e sua recuperação, comprovativos e notas de liquidação do IRS, certidões de dívida e não dívida, cadernetas prediais).

Sempre ao Vosso Dispor.