No passado dia 21 de março assinalou-se o Dia Mundial da Poesia.
A data da celebração foi definida na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora, entre mais, a diversidade do diálogo e a livre criação de ideias através das palavras e da criatividade.
A União das Freguesia de Sacavém e Prior Velho apoiou a iniciativa “Através das Palavras”, uma iniciativa da ANALOR – Associação dos Naturais e Amigos de Loriga.
Foi convidado para curador da apresentação e da exposição bibliográfica, Joaquim Marques que solicitou as leituras de textos próprios, a 7 poetas ligados a Sacavém.
“Através da Palavras” – 7 Poetas de Sacavém, realizou-se na sala Multiusos do ATL, que encheu. É de registar na assistência a presença de vários Professores da Escola Secundária de Sacavém (Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro) que ali se deslocaram com as suas turmas.
Foram poetas convidados:
Lurdes Bernardo, José Caçapo, Lurdes Augusto, Rogério Ferreira, Joaquim Marques, Francisco Gravito e Margarida Mântua.
Estes poetas têm todos ligação a Sacavém seja ela familiar, profissional ou de residência. As leituras foram feitas pelos próprios, sendo também um ou outro poema lido por leitores convidados.
No início da sessão o Presidente da Direção da Analor, Carlos Melo, referiu a importância da iniciativa tendo o grupo coral da Academia de Saberes, dirigido por Acúrcio Marques, aberto e fechado a sessão com momentos musicais, pela Tuna Ondas do Douro e Gente K’Encanta.